quinta-feira, 1 de novembro de 2007

BOM COMPORTAMENTO

BOM COMPORTAMENTO


Na maioria das vezes um cão age pelos próprios sentimentos ou simplesmente pelo desejo de atuarem como entendem. Estes comportamentos podem muitas vezes levar à excitação exagerada ou a desobediência. A desobediência é mais provável de ser encontrada em cães atrevidos e independentes do que nos submissos e envergonhados. O treino adequado evita os maus hábitos, mas se eles persistirem podem ser corrigidos com muita paciência.

Nick
Os cães saltam para cumprimentar os donos e no que se refere à cães isto é normal. Para corrigir esse comportamento diga “NÃO!!” rispidamente e ao mesmo tempo volte-se e evite contato visual e não toque ou acaricie o animal. Em seguida ordene ao cão para que se sente. Se tiver sido treinado adequadamente, obedecerá de imediato. Após o cão ter lhe obedecido, afague-o bastante e elogie-o pelo ato correto. O cão compreenderá com o tempo, que não precisa saltar para cumprimentá-lo.
Nick
Caso o seu cão recusa-se a voltar quando é chamado, especialmente quando você quer colocar-lhe a coleira ou a guia, ele não deve associar o regresso com um acontecimento desagradável. No entanto, se você o perseguir ele poderá achar que é brincadeira, como um jogo. Nesses casos o melhor é usar um brinquedo que ele goste para atrair sua atenção. Depois brinque com ele antes de o levar ao seu destino. Quando regressar, ordene-lhe que se sente e elogie-o e afague-o após tê-lo feito corretamente.
Buba
Cães deixados sozinhos, especialmente os filhotes, quase sempre roem objetos devido à frustração de estarem sozinhos e para aliviarem o tédio. Para corrigir esse costume, confine o cão em uma área pequena, que seja só dele, onde não lhe possa acontecer nada de mal, como por exemplo um canil ou um quartinho. Isto ajudará o cão a sentir-se mais seguro, especialmente se tiver uma coleção de brinquedos para roer e brincar e também um rádio ou uma televisão como barulho de fundo. Mas o animal só deve ser confinado por período curto e deve ter também tempo para fazer bastante exercício e muita atenção e carinho por parte dos donos.
nick
Um cão deixado em casa sozinho pode latir ou uivar. Este ato é especialmente comum em cães que não foram socializados apropriadamente quando eram filhotes. Antes de deixar o animal, dê a ele um mimo especial, como um brinquedo favorito ou um osso especial para cães. Não faça muita festa quando for sair.
nick
Se o cão for do tipo dominador, pode desafiar o dono pela posse dos objetos favoritos. A comida, os brinquedos, os locais de descanso ele defenderá agressivamente. Nesses casos, ordene ao cão para se deitar. Quando ele obedecer faça-o ficar de barriga para cima, então fique imediatamente sobre ele e segure-o pela cabeça e pelo peito. Um dos exercícios alternativos para reafirmar a autoridade sobre o cão agressivo é ordenar-lhe que fique quieto e por trás dele levantar-lhe a parte da frente (segurando por debaixo dos braços, nas axilas). O cão achará que este ato é de intimidação, podendo lutar, no entanto com o passar do tempo ele aceitará que é você quem manda.

Essas dicas são maneiras não agressivas de sociabilizar e tentar corrigir certos comportamentos indesejáveis que alguns cães apresentam. O objetivo final é ensinar ao cão que ele é o membro de nível mais baixo na hierarquia da “matilha humana”, a qual ele agora pertence.

ROGÉRIO CALÇADO MARTINS
médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)


0 comentários: