sábado, 3 de novembro de 2007

COMO INIBIR O CÃO QUE FAZ SIMULAÇÕES SEXUAIS

Como interromper o cão que faz simulações sexuais inconvenientes
Alexandre Rossi dá dicas sobre como ensinar o cão a deixar de simular o ato sexual em situações inoportunas
Praticar movimentos pélvicos típicos do acasalamento é um comportamento natural dos cães. Tanto dos machos como das fêmeas, conforme abordado em nosso artigo anterior (Cães & Cia 321). Mas há ocasiões em que as brincadeiras sexuais caninas têm conseqüências negativas e torna-se justificável interrompê-las, apesar de a regra geral ser permitir que os cães expressem livremente a sua própria natureza.
Quando ensinarConsidera-se de bom senso intervir nos avanços do cão "tarado" quando ele causa prejuízo ao bem-estar de outro cão, de animal ou de pessoa. As situações em que isso ocorre com maior freqüência são:
O cão assedia outro até estressá-loEm um local com vários cães, um macho pode insistir em tentar copular. Geralmente escolherá uma fêmea ou um filhote como alvo. É comum o cão assediado não conseguir interromper as investidas com suas tentativas de escapar delas. Nem mesmo com ameaças ao macho "tarado" e, muitas vezes, nem mesmo mordendo-o. Resultado: o cão assediado fica incomodado, assustado e estressado.
O cão "sobe" nas pessoasA tendência canina é interagir com pessoas como se fossem cães. Mas o cão percebe a diferença entre pessoas e cães. Por isso, por meio da técnica dos reforços positivos e negativos, podemos ensiná-lo a não praticar movimentos pélvicos com seres humanos. É importante que a aplicação dos reforços negativos seja feita por quem convive com o cão, jamais por visitas. Primeiro porque cabe aos donos educar seus cães. Segundo porque a visita não sabe qual é a intensidade de estímulo negativo mais adequada para aquele cão e poderá assustá-lo ao exagerar na dose, além de correr o risco de ser atacada se o cão for agressivo e dominante.
O cão quer extravasar ansiedade ou chamar a atenção Devemos impedir que o cão descarregue a ansiedade por meio de cópula, seja com objetos, seja com outros cães. Esse tipo de situação pode ocorrer, por exemplo, quando o proprietário dá atenção a outros cães da casa, ao ser recepcionado por eles. Interromper o assédio do cão ansioso com reforços negativos proporcionará maior bem-estar aos demais cães. Convém também ajudar o cão ansioso, ensinando-lhe outro modo de extravasar a ansiedade. Por exemplo, pode-se dar a ele uma bolinha de tênis para morder.
Não impedir as manifestações dos filhotesAo subir em um irmão de ninhada, o filhote em fase de amamentação faz uma brincadeira esperada para o correto desenvolvimento dele. Esse comportamento não deverá, portanto, ser repreendido.
Reforços negativosPara interromper a simulação do ato sexual, um reforço negativo ideal é borrifar água com produto amargo não tóxico (como o "bitter apple", vendido em pet shops) na boca do cão. Pode-se também borrifar água pura.
Se o cão não for agressivo com pessoas, o ideal é olhar diretamente para ele e reforçar o borrifo com um "não" enfático, em tom de bronca. No caso de o cão ser agressivo, é melhor nos limitarmos a borrifá-lo sem qualquer agressividade, sem nem mesmo dizer "não", para não motivá-lo a atacar.
Não corra atrás do cão que se afasta quando você quer borrifá-lo. A perseguição poderá ser vista como recompensa se ele se divertir fugindo. O melhor é observar em quais situações o cão tende a praticar o comportamento que queremos corrigir. Sempre que a repetição for previsível, devemos nos antecipar colocando-o na guia. Assim, se ele fizer o que não deve, não poderá fugir no momento da correção. Normalmente, após alguns reforços negativos feitos desse modo, o cão passa a não fugir mais, mesmo se estiver sem guia.
Reforços positivosAtenção e biscoitos caninos podem ser dados como prêmio sempre que o cão deixar de copular com indivíduos ou objetos proibidos. Outro uso para os biscoitos é alterar o foco de atenção do cão. Se ele souber que ganhará um biscoito quando o dono chegar, por exemplo, vai se concentrar na embalagem de petiscos e na mão do proprietário em vez de dar preferência para montar nos outros cães.

0 comentários: