sábado, 3 de novembro de 2007

TREINAMENTO ANTI ENVENENAMENTO

Treino antienvenenamento
No artigo anterior, expliquei os perigos do uso de corrente elétrica para ensinar o cão a não pegar carne envenenada. Agora, mostrarei que esse treino não deve ser feito com qualquer cão e muito menos por pessoa não especializada no assunto
Algumas soluções caseiras para ensinar o cão a não pegar carne no chão, amplamente divulgadas, podem machucá-lo e até matá-lo. Esse treino, portanto, deve ficar restrito a profissionais com conhecimento sobre fisiologia canina e corrente elétrica.
Quais cães submeter ao treino?Por ser um treino arriscado, que só deve ser feito por pessoas especializadas, convém aplicá-lo apenas em cão que realmente corra perigo. Mesmo assim, é preciso certificar-se de que o curso seja dado de maneira segura, sem perigo de provocar traumas nem de machucar o cão. O que atrai envenenadoresÉ importante entender os motivos que podem levar alguém a querer envenenar um cão. Ladrões envenenam cães para evitar latidos e mordidas e, assim, facilitar a invasão de residências. Vizinhos o fazem por se irritarem com latidos excessivos. Transeuntes podem querer se vingar do cão que late para eles e quer atacá-los, mesmo que esteja por trás de uma grade. Afastar mal-intencionados Dificulte ao máximo a invasão da sua casa aumentando a proteção dela com outros recursos, além da presença do cão. Quanto maior a dificuldade para invadi-la, tanto menor o interesse dos ladrões pela casa e menor o risco de quererem envenenar o cão.Evite também que o cão seja um distúrbio para a vizinhança. Ensine-o a não latir compulsivamente. Crie maneiras de não fazer os pedestres se sentirem ameaçados ou assustados.Mais uma iniciativa é pôr uma câmera filmadora, ou uma imitação, direcionada para o portão, para que as pessoas mal-intencionadas se sintam vigiadas.
Usar equipamento específicoA função do equipamento específico é modificar a corrente elétrica da tomada ou de uma bateria, para que a intensidade do choque elétrico cause apenas desconforto suficiente para o cão desistir de tentar comer a carne. Assim, ele não ficará em perigo nem traumatizado ao abocanhar a carne “envenenada”. Para evitar acidente ou trauma, convém que o equipamento tenha aprovação de uma empresa idônea para esse fim, ou que seja adaptado por especialistas no assunto. O choque mais seguro é o de baixa amperagem, mesmo que a voltagem seja alta. O equipamento específico costuma ter transformador e um mecanismo para produzir corrente pulsante, de tipo semelhante ao das cercas elétricas. Atenção: o choque de uma cerca elétrica costuma ser muito mais forte do que o recomendado para esse treino. E o choque que o cão leva quando agarra a carne com a boca molhada é bem mais forte do que quando o fio elétrico tem contato com a pele ou pêlo!
Não engolir o fioSe o cão não se sentir incomodado pelo choque, vai querer engolir a carne. O problema é a presença do fio elétrico nela, que poderá ser engolido junto. Tentar tirar a carne da boca do cão é capaz de incentivá-lo a engoli-la ainda mais rapidamente. Para evitar isso, deve-se amarrar a carne a algo fixo ou grande, como um pedaço de madeira. Se o cão forçar, arrebentará a carne, mas não engolirá o fio. Caso a carne esteja presa a algo metálico, como um gancho de amarrar barraca, o ideal é isolar a parte em contato com ela para não funcionar como terra, o que impediria que o choque ocorresse.
Treinar diferentes situaçõesNormalmente, o cão associa a punição recebida com o local onde ocorreu, aos cheiros e à presença de pessoas ou animais. Se ele concluir que deve comer o alimento em algumas situações e não em outras, a eficácia do treinamento diminui. Para evitar isso, é preciso fazer o treinamento em diversas partes do quintal. A carne, ou outro alimento usado, não pode ter cheiro de pessoa conhecida pelo cão (podem-se usar luvas). Esse treino também deve ser feito sem haver gente no quintal, para não se correr o risco de o cão entender que só é proibido comer o alimento se houver pessoas por perto.
Adoção de técnicas complementaresPara aumentar a eficácia do treino, é preciso usar um único local para a alimentação rotineira do cão. Além disso, nunca mais deverá ser jogada comida para ele no dia-a-dia. Cuidado, portanto, para que as visitas não arremessem pedaços de churrasco ao cão e para que as crianças não deixem cair comida no quintal. É importante testar periodicamente se o cão continua rejeitando comida de risco. Simula-se uma situação na qual alimento é atirado por um estranho. Se o cão comer o alimento ou se não houver certeza da rejeição, um novo treinamento deverá ser iniciado.

13 comentários:

Anônimo disse...

I will immediately take hold of your rss feed as I can't to find your email subscription link or e-newsletter service. Do you have any? Please let me recognise so that I may subscribe. Thanks.

Visit my blog post ... terrific obedience forums material

Anônimo disse...

Hello there! I could have sworn I've been to this website before but after browsing through some of the post I realized it's new to me.
Nonetheless, I'm definitely glad I found it and I'll be bookmarking and checking back frequently!


My web blog ... clicking here

Anônimo disse...

Excellent website you have here but I was curious about if you knew of
any discussion boards that cover the same topics talked about here?
I'd really like to be a part of group where I can get opinions from other knowledgeable people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thank you!

Feel free to visit my web page: helpful resources

Anônimo disse...

I love what you guys tend to be up too. Such clever work and exposure!
Keep up the amazing works guys I've incorporated you guys to our blogroll.

My page - awesome information about golden retrievers content

Anônimo disse...

Hi to all, as I am genuinely eager of reading this weblog's post to be updated daily. It includes fastidious information.

my website excellent golden retrievers puppy tips

Anônimo disse...

Hi to all, as I am genuinely eager of reading this weblog's post to be updated daily. It includes fastidious information.

Feel free to visit my website - excellent golden retrievers puppy tips

Anônimo disse...

you are in reality a just right webmaster. The web site loading speed is
incredible. It seems that you are doing any distinctive trick.
Moreover, The contents are masterwork. you've done a great task on this matter!

Visit my web site ... terrific golden retrievers puppies stuff

Anônimo disse...

Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article.
I will make sure to bookmark it and come back to
read more of your useful info. Thanks for the
post. I'll definitely comeback.

Have a look at my weblog; visit for golden retrievers information facts

Anônimo disse...

My brother suggested I might like this website. He was totally
right. This post actually made my day. You cann't imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

Feel free to surf to my page - excellent red goldendoodle puppies details

Anônimo disse...

Thanks for the good writeup. It in reality used to be
a enjoyment account it. Glance complicated to far
brought agreeable from you! However, how could we keep in
touch?

my web site :: Golden Labs

Anônimo disse...

Hello, i think that i saw you visited my web site so i came to “return the favor”.
I'm trying to find things to improve my site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

my webpage :: black lab golden retriever mix

Anônimo disse...

There's certainly a great deal to learn about this issue. I like all of the points you have made.

Feel free to visit my blog post :: quality goldendoodle dogs content

Anônimo disse...

I all the time used to read post in news papers but now as I am
a user of net therefore from now I am using net for articles or reviews, thanks to web.


Take a look at my webpage :: yellow lab and golden retriever mix